
Hoje volto de férias de um dos lugares mais imperdíveis a serem visitados: o Grande Hotel de Araxá. Localizado nesta pequena cidade mineira, famosa pela cortesã Dona Beja (que inspirou até novelas), o Grande Hotel é a Europa no coração do Brasil. Ele foi construído sob a demanda dos aristocratas brasileiros em meio à II Guerra Mundial quando, mais que naturalmente, não podiam aproveitar os deleites europeus. O Grande Hotel é recheado de salões monumentais (um deles estando entre os Top 50 do mundo), pavimentado com mármore de Carrara, atendimento impecável do começo ao fim, além de estar em meio a uma natureza exuberante e a fontes de águas minerais. Conta ainda com o imponente Termas, uma construção que precede a do hotel e que dispõe de vitrais, obras de arte, um cardápio de banhos, piscinas emanatórias em azulejos portugueses... enfim, não é a toa que esse hotel era o refúgio de praticamente todos os Presidentes da República desde a Era Vargas.
Sempre gosto de descrever o panorama, como se quisesse pintar o cenário de um quadro antes de me dedicar às personagens. E o personagem ao qual me atenho aqui é o Restaurante Ana Jacinta, localizado às portas do magnífico Grande Hotel. O pequeno parêntese que faço é que o nome "Ana Jacinta" é o verdadeiro por detrás do pseudônimo de Dona Beja, o que é muito apropriado tendo em vista que a famosa cortesã se banhava nas águas minerais do local dois séculos antes.
Minha crítica enfoca a proposta inicial da casa: comida mineira legítima e rústica como ela deve ser. Comparar o restaurante a um Ás da culinária contemporânea seria injusto nesse caso. De todos os modos, o restaurante carrega a fama de ser o que melhor expressa a tradicional culinária de Minas na cidade. Suas porções são fartas e com preços acessíveis. O ambiente é agradável e fresco, com vista ao Grande Hotel graças à varanda que contorna toda a casa. Os pratos têm personalidade: tempero rico para quem aprecia uma boa comida mineira. Recomendo a costelinha assada com tutu de feijão, couve e mandioca cozida. Simples assim, rústico assim.
NotasAmbiente 3

Som / Música: Inexistente
Atendimento 3

Carta de Vinhos 2

Cozinha
- Apresentação 2

- Harmonia 2
- Variedade 3
- Personalidade 4

Custo/Benefício: 3

Nota Geral: 2


Nenhum comentário:
Postar um comentário