sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Alice Restaurante

Minha experiência com o restaurante Alice vem muitos anos após sua abertura. Acabei por não conhecer o seu espaço original no Lago Norte, mas somente a sua nova casa depois da mudança para a QI 17 do Lago Sul. Não consigo explicar a minha relutância... mas tenho sérias suspeitas que isso foi devido ao "frenesi" do público brasiliense gerado pelo marketing maciço em torno do Restaurante Alice. Não gosto de frenesis... sempre acho que esses êxtases coletivos nos fazem ver a realidade com uma pitada de exagero. No entanto, venci essa relutância e, finalmente, fui ao Alice.

Logo presto atenção nos detalhes que fazem diferença. E o primeiro "detalhe" foi o atendimento à porta: cortez, profissional, atencioso e deligente. Esses elogios só iriam se confirmar ao longo desse jantar de quinta-feira. O maître e os garçons são impecáveis (com a única ressalva de que o sommelier poderia ser mais ativo e ter mais presença junto aos comensais). A Chef Alice Mesquita, além de acompanhar sua equipe de cozinha com especial zêlo, vai à mesa para ter um contato mais pessoal com o cliente. O que deveria ser praxe, não é mais tão comum nos tempos modernos. No compto geral, confesso que conto nos dedos de uma mão a quantidade de restaurantes com um atendimento tão especial.

No quesito culinária, o Restaurante Alice definitivamente se mostra como um dos TOP 5 restaurantes da cidade. Se é verdade que a variedade dos pratos poderia ser um pouquinho maior, é igualmente verdade que a opção de cada prato expressa o requinte exigido por sua proposta francesa. A apresentação é bela, sendo que a guarnição vem à mesa em combuquinhas da Le Creuset. Chamo atenção para o 'Duo de Truites' acompanhado de couscous marroquino e composto por um filé de truta recheado com um outro filé de truta defumado. É um prato que se destaca por sua delicadeza. A harmonia é bem trabalhada.

Só me decepcionei um pouco com a carta de vinhos. Ao entrar e ver imponentes adegas climatizadas em destaque no restaurante, esperava encontrar uma seleção mais interessante na carta. De todos os modos, pela proposta francesa da casa, me agradou a relativamente vasta seleção de bons vinhos rosés (que já são raros de se encontrar no país).

Minha conclusão:
A casa é especial e dou meus parabéns à chef autodidata Alice Mesquita. O restaurante se afirma como um dos melhores da cidade, certamente. Mas, estava eu correto no meu "pré-conceito" sobre o "frenesi"? É verdade que o restaurante ganhou 1 estrela no Guia Quatro Rodas 2008 e que a própria chef é reconhecida como uma das melhores do país. Mas, ao saber que o restaurante foi listado por Patrícia Schults como um dos "1.000 lugares para se conhecer antes de morrer", daí foi a gota d'água! A autora precisa sair mais de casa. Nessas horas, devaneio imaginando: "coitado do Chef Alex Atala que teve seu restaurante paulistano D.O.M eleito como o 38o melhor do mundo e que não é um dos 1.000 lugares para se conhecer antes de morrer!". Em todo o caso, acredito que faltem 999 lugares para conhecer em tempo de vida... tenho que correr. O Restaurante Alice é ótimo. Mas sua extraordinariedade é uma construção midiática.

Notas
Ambiente 4
Som / Música 4
Atendimento 5
Carta de Vinhos 3


Cozinha
- Apresentação 5
- Harmonia 4
- Variedade 4
- Personalidade 4

Custo/Benefício: 4
Nota Geral: 4

SHIS QI 17, Bl. F - Ed. Fashion Park - Brasília - DF
Telefone: (61) 3248-7743 ou 7699

http://www.restaurantealice.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Rodrigo, quisera eu ter uma análise tão boa, pertinente e pontual quanto a sua.

Me impressiona a qualidade de cada comentário postado aqui.
Dá gosto em ler.

Continue assim.